Objetivo:
Definir uma LAN para um escritório de engenharia mecânica.
Topologia da rede:
Utilizaremos a topologia do tipo Estrela. A topologia estrela é caracterizada por um elemento central que "gerencia" o fluxo de dados da rede, estando diretamente conectado (ponto-a-ponto) a cada nó, daí surgiu a designação "Estrela". Toda informação enviada de um nó para outro deverá obrigatoriamente passar pelo ponto central, ou concentrador, tornando o processo muito mais eficaz, já que os dados não irão passar por todas as estações. O concentrador encarrega-se de rotear o sinal para as estações solicitadas, economizando tempo.
Ilustração de uma topologia estrela.
Par trançado ou Wireless?
Nesse projeto nos utilizamos uma rede wireless (sem fio), pois alem de ter uma grande mobilidade, não existe aquele amontoado de cabos que ficam pelo chão ou em tubulações sem falar que estes sofrem o risco de serem dobrados e quebra algum filamento, interrompendo a a conexão. Com isso a utilização de uma rede wireless é bastante interessante, devido ao seu custo beneficio.
Segurança:
Física:
Segurança:
Física:
No break: Ele é essencial, pois na elaboração de um projeto pode-se ocorrer alguma queda de energia e com isso ocasionar a perda dos dados armazenados. O no break proporciona um período de funcionamento das máquinas necessário para o salvamento e desligamento adequado da rede em caso de falta de energia.
Virtual:
- Uso extensivo de Firewall na rede local.
- Isolamento de servidores internos.
- Segurança de Roteadores, Switch e HUBs.
- Detecção e prevenção de intrusos na rede local.
- Anti-Vírus.
- Redução de vulnerabilidades em servidores.
- Simulações de ataques para detecção de erros.
- Criptografia forte.
- Sistema operacional personalizado e otimizado para servidores.
- Atualizações constantes.
- Backup progra